A Confraria Marítima – Liga Naval Portuguesa reuniu a sua Assembleia Geral Ordinária.

Na sala Dom Luís I, gentilmente cedida pelo Museu de Marinha, realizou-se no passado dia 18 de maio a Assembleia Geral Ordinária da Confraria Marítima de Portugal – Liga Naval Portuguesa (CMP-LNP), presidida pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Almirante Alexandre da Fonseca, e secretariado pelo Alm. Leiria Pinto e Sr. Carlos Pitta.

A sala, bastante arejada e de elevado pé direito, estava preparada em cumprimento com as regras da DGS, nomeadamente com os lugares devidamente posicionados com o distanciamento social em vigor, e dispensador de desinfetante para as mãos.

Entre presentes e representados contaram-se cerca de trinta confrades, um número inferior aos cinquenta por cento necessários, pelo que a Assembleia-geral Ordinária da Confraria Marítima de Portugal reuniu em segunda convocação às 18h30m.

No período antes da ordem do dia, o presidente da mesa da Assembleia Geral chamou todos os confrades presentes para, de pé, guardarem um minuto de silêncio em sinal de respeito e memória pelos confrades falecidos em 2020:

Dra. Alexandra Cristina Mendonça, março, 2020
Eng. Lacerda Nobre, maio, 2020
Alm. Vieira Matias (Confrade Honorário), junho, 2020
Sr. Francisco Sequeira Cabral, novembro, 2020

Foi igualmente evocado o recente falecimento, já em 2021, do confrade honorário CAlm (ref) Rogério de Oliveira.

Dos trabalhos destacamos a leitura pela Direção do Relatório e Contas, e a sua aprovação unânime, ouvido o parecer do Conselho Fiscal.

A direção tomou inúmeras iniciativas ao longo do ano de 2020, tendo sido preparados três encontros que tiveram de ser cancelados por força da pandemia. Concretizaram-se participações em eventos presenciais e não-presenciais e iniciativas de caráter mecenático e de apoio ao ensino, nomeadamente à Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, ao Corpo de Cadetes de Mar de Portugal e ao projeto de Escola de Modelismo Náutico do Museu de Marinha de Lisboa.

Foram aprovadas as revisões dos documentos Estatutos, Regulamento Interno e Regulamento Eleitoral, já disponíveis para consulta no website, e o Conselho Consultivo apresentou o seu Regimento, que foi aprovado.

Foi igualmente aprovado o modelo de chapéu para traje de confrade, conforme previsto no nº6 do artº6 do Regulamento Interno.

A Confraria Marítima agradece reconhecidamente o magnífico apoio dado pelo Museu de Marinha, que possibilitou a realização desta A.G.O., com conforto e em segurança.