A Assembleia-Geral Ordinária de 2022

30/04/2022

A exemplo dos anos anteriores e como qualquer instituição de Bem, como é a nossa, a Confraria Marítima de Portugal – Liga Naval Portuguesa, realizou no passado dia 8 de Abril a sua Assembleia Geral numa casa que é familiar a todos que amam o Mar, o Museu de Marinha, na Sala D. Luis I. Excelente espaço, condigno, e a condizer com a grandeza do monumento e do seu simbolismo.

Um obrigado à Marinha pelo permanente e prestável acolhimento.

Aspeto da mesa da Assembleia geral. O confrade José Leiria Pinto dirigindo-se à Assembleia.

Também como é apanágio e proforma, o Presidente da Mesa, nosso ilustre Confrade Honorário Almirante Alexandre da Fonseca, fez as honras saudando os presentes e lamentando, com um minuto de meditação, a memória daqueles que durante o ano 2021 deixaram de pertencer fisicamente à comunidade da nossa Confraria; fica a recordação das boas acções como Amigos e companheiros de Mar. Infelizmente foi um ano pesado com três ausentes.

A participação na AG foi composta pelos assíduos e mais presentes nestes actos formais e necessários, ficando a sala quase preenchida nos lugares disponíveis, maioritariamente suficientes para estes acontecimentos, sendo a Ordem de Trabalhos de acordo com os habituais requisitos regulamentares, onde o Relatório e Contas do exercício do ano anterior, 2021, foi uma presença obrigatória. Foi aprovado por unanimidade, ficando o exemplo para todos os pontos que compunham os Trabalhos.

Aspeto da assembleia de confrades.

Sobre o ponto “contas” de realçar que o saldo cresceu por mérito da forte insistência na regularização das quotizações em atraso, contudo não há bela sem senão e também não há justiça sem contas certas, e para que assim fosse houve a preocupação de apelar aos faltosos, alguns deles desde a primeira hora, para cumprirem as obrigações, apelo que muitos se silenciaram, apesar dos repetidos avisos e insistências sem êxito ou qualquer resposta, sendo inevitável a sua exclusão conforme está estatutariamente regulamentado, formalizando-se, esta com mágoa, nesta AG. Fez-se a justiça que gostaríamos ter evitado.

O Presidente da Direção foi orador de excelência e traçou, através de 22 slides explícitos ao pormenor, as acções decorridas durante o ano em análise; a apresentação foi tão minuciosa que a Assembleia não teve qualquer dúvida a solicitar esclarecimentos. Aula bem preparada, autêntico trabalho de bom professor. O ano de 2022 também fez parte da exposição, com um “trabalho de casa” cuidado e já em curso, onde as novas iniciativas estão em rumo para novas acções de interesse para a Confraria, …claro, sempre ponderáveis pelas contingências sanitárias e outras que insistem em proliferarem em terra, esperando-se que nunca se alastrem por Mar.

O confrade António Bossa Dionísio, Presidente da direcção no uso da palavra.

Como nem tudo são rosas, e antes do perduravelmente esperado e desejado último ponto da agenda, 5º, “…outros assuntos de interesse…”, que nas organizações “transparentes” solidárias e construtivas, como é nosso predicado, acrescentam tal ponto, no intuito de dar oportunidade a inovações sempre desejáveis e raramente escutadas, nada houve a registar. Posto isto, assim, haveria de cumprir-se a ordem dos trabalhos e dar cumprimento ao 4º ponto, “eleição dos novos Órgãos Socias”, …aqui as notícias, …confessamos que não serão originais, pois a CMP-LNP terá de suportar a Direcção com quase todos os mesmos e repetidos nomes…. Apreciavelmente na votação não houve votos contra nem abstenções, logo estes voluntários deverão manter-se nos seus postos até 2024.

Aspeto da assembleia de confrades.

Nós, Direção, agradecemos-vos e prometemos o mesmo entusiasmo e vontade de construir, não evitando o trabalho e empenhando-nos em desenvolver tudo o que provier em prol do Mar de Portugal e do estatuto que todos Vós Confrades merecem.

Resta-nos perante esta descrição pouco aprofundada, apelar ao vosso interesse, se for o caso de se inteirarem ao pormenor de todo o conteúdo versado na AG, de a consultarem no site desta CMP-LNP. Deixamos entretanto o apelo que, qualquer colaboração vinda da Vossa parte será bem recebida a bordo.

Que os ventos e marés sejam de feição.