A CONFRARIA MARÍTIMA
A Confraria Marítima – Liga Naval Portuguesa foi constituída em 26 de Maio de 2009, no Salão Nobre do Clube Naval de Cascais, por dezoito personalidades, entre as quais, o Dr. Carlos Carreiras, o V/Alm Alexandre da Fonseca, o Engº Jorge Pinho de Almeida, o Cap. MM Fernando Abel Costa e o Engº Maq. Nav. Salvador Neves de Carvalho.
Na primeira Assembleia Geral, realizada em 25 de Fevereiro de 2010, foram eleitos os Corpos Sociais, na sua maioria reeleitos para um segundo mandato, em 14 de Março de 2013.
A Confraria tem sede em Lisboa e objectivos de natureza cultural e mecenática, bem como a promoção da solidariedade e confraternização entre personalidades de algum modo ligadas ao Mar. Procurará contribuir para que o Mar seja um verdadeiro desígnio nacional e para que as actividades marítimas voltem a ter entre nós o destaque que já tiveram no passado.
A Confraria tem realizado, de dois em dois meses, visitas ou jantares-debate, a maioria na região de Lisboa, mas já se deslocou a Sines, à Nazaré, a Peniche, a Ílhavo, a Leixões e recentemente a Setúbal. Em 26 de Maio de cada ano, ou em data próxima, tem assinalado o seu aniversário com um jantar para o qual tem convidado entidades públicas ligadas ao mar. O S.E. do Mar, o S.E. dos Transportes, o Almirante CEMA, o DG da Politica do Mar e o Dr. Carlos Carreiras, Presidente da Camara Municipal de Cascais e nosso Confrade-fundador, foram algumas das entidades já convidadas no passado para estes eventos.
Realizou-se em Cascais, no período de 19 a 24 de Setembro de 2011, a XXVI Assembleia Anual da Federação Internacional de Ligas e Associações Marítimas e Navais (FIDALMAR), de que a Confraria faz parte. Este evento, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e de algumas empresas, foi organizado e planeado pela Confraria e decorreu com grande sucesso.
A Confraria Marítima – Liga Naval Portuguesa tem protocolos de colaboração firmados com a Confraria dos Velhos Marinheiros do Rio de Janeiro, com o For-Mar e com a Escola Náutica, com os quais instituiu prémios anuais, e com algumas empresas, designadamente a J. Garraio, Lda e a Nautique – Presentes do Mar.
Presentemente, a Confraria tem cerca de 200 membros, incluindo Oficiais das Marinhas Mercante e de Guerra, Empresários do Sector Marítimo, personalidades ligadas ao Sector Portuário e à Logística, Biólogos Marinhos, Desportistas Náuticos e Autarcas de Municípios com vocação marítima. A grande maioria das Confreiras e Confrades são portugueses, mas integram também a Confraria alguns angolanos, brasileiros, alemães e ingleses.
MISSÃO
A Confraria Marítima – Liga Naval Portuguesa constitui-se como uma plataforma de encontro e reflexão dos diversos interesses relativos ao nosso Mar, visando o desenvolvimento de iniciativas e projetos que o valorizem.
VISÃO
A Confraria tem objectivos de natureza cultural e mecenática, bem como a promoção da solidariedade e confraternização entre personalidades de algum modo ligadas ao Mar. Procurará contribuir para que o Mar seja um verdadeiro desígnio nacional e para que as actividades marítimas voltem a ter entre nós o destaque que já tiveram no passado.
VALORES
A Confraria é uma entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos, de carácter cultural, técnico e cientifico e, na sua génese estão nobres valores de:
- Dignidade;
- Integridade;
- Responsabilidade;
- Respeito institucional.